
Bruxismo: vamos falar um pouco sobre ele

Bruxismo é o nome dado a uma disfunção mastigatória causada por tensão, no qual a pessoa pode morder forte constantemente (apartamento), ranger ou bater os dentes, que pode ser noturno ou também diurno.
Quando estamos acordados, geralmente a tensão é somatizado na forma de apertar os dentes, ou também hábitos como morder canetas e outros objetos.
O bruxismo geralmente é crônico, ou seja ocorre durante anos e um dos sinais mais comuns é o desgaste, deformações ou rachaduras. Com o tempo, o esmalte dos dentes se desgasta, causando sensibilidade ao calor ou frio, ou o dente pode doer quando mastigamos.
Se não tratado, podem acontecer sequelas além dos dentes, como estalos e crepitações no movimento de abrir a boca, ou dificuldade nesse movimento.
Também é comum acordar com o rosto cansado, sentindo-se que nem descansou no sono, dores na região da face e pescoço e dores de cabeça.
Quais os sintomas do bruxismo?
Os principais sintomas são:
-
Dor de cabeça ao acordar
-
Zumbido no ouvido ou dor de ouvido
-
Rosto dolorido ao acordar
-
Dor na mandíbula
-
Estalos na mandíbula ao abrir ou fechar a boca
-
Cansaço durante o dia, pois a qualidade do sono é diminuída
Para pessoas com um grau mais elevado de estresse, tensão, ansiedade, pode haver também fraturas dentárias e problemas com coroas protéticas, que soltam-se ou até há quebra.
Quais as causas do bruxismo?
A causa das doenças, incômodos, dores são os fatores emocionais.
Essa raiz do problema pode ter ocorrido por algo que ocorreu na vida da pessoa e que vem acumulando e causando tensão.
Sentimentos como raiva, frustração, medo, insegurança, culpa, são guardados no corpo e alimentam a ansiedade e estresse.
Além dessa causa maior, algumas desordens físicas, como alinhamento anormal dos dentes, restaurações inadequadas, lesões, podem servir de causa e efeito do bruxismo.
Como há distúrbios do sono, há consumo maior de café e estimulantes, que também agem alimentando o problema e mantendo a hipertrofia muscular. Adicionando também o consumo de álcool, cigarro e o consumo de medicamentos, comum hoje em dia.
Qual é a abordagem terapêutica para o bruxismo?
A odontologia atualmente oferece a confecção de placa miorrelaxante para uso noturno, medicamentos e às vezes procedimentos cirúrgicos por sequelas na articulação temporomandibular.
Nós trabalhamos em três linhas para o tratamento do Bruxismo.
Inicialmente é realizado um trabalho modulando os sintomas e restabelecendo o sono e retirado a pessoa da chamada "simpaticotonia", que causa dores e inflamação.
Nesse momento é utilizada a Terapia Neural e Ozonioterapia.
Na sequência é buscado o tratamento mais profundo da causa do problema, através da terapia neural, buscando liberar a memória do trauma, do sentimento que causa a ansiedade. É um momento de ressignificação, uma libertação para muitos.
Já com uma situação estável em relação ao Bruxismo, parte-se para avaliar avaliada a necessidade de uso de placa de mordida miorelaxante. Hora também de repor as perdas dentárias pelos desgastes ou fraturas, realizando reabilitação da mordida perdida, se necessário com aumento da altura dos dentes, implantes e prótese em cerâmica.
Sempre na orientação da odontologia integrativa
Não ignore os sinais que seu corpo está te mostrando!
Marque sua consulta e venha tratar-se desse problema o quanto antes.
