top of page

Ozonioterapia: o que é, seus Benefícios e Vias de Aplicação

ozonioterapia.jpg

A Ozonioterapia é o uso da biomolécula de gás Ozônio de forma controlada tanto de acordo com a qualidade, quantidade e concentração desse gás para prevenir alguma afecção, preparar o organismos para receber algum tratamento e também para tratar terapeuticamente uma patologia já instalada.

 

Na odontologia é utilizado em todas as especialidades com uma versatilidade extremamente variada de usos, como falado em diversas patologias, lesões infectadas ou não, desajustes, incluindo (por exemplo) dores crônicas ou agudas, inflamações na gengiva, necroses, parestesias, neuralgias, restabelecimento de traumas físicos ou de cirurgias, entre outras.

Como método terapêutico, a Ozonioterapia possui reconhecimento e regulamentação em diversas nações pelo mundo, abrangendo países como Itália, Alemanha, Portugal, Espanha, Cuba, Rússia e China.


Ela foi regulamentada no Brasil para odontologia na resolução nº 166 do Conselho Federal de Odontologia em 2015 e reconhecida no SUS como um procedimento complementar em todo o território nacional em 2023. Este posicionamento destaca a relevância desta estratégia terapêutica no campo da saúde.

 

Trata-se de um procedimento não invasivo, não farmacológico, quase sem contra indicações, que trata de forma extremamente segura várias áreas da fisiologia do corpo, e seus efeitos são comprovados cientificamente e sem efeitos colaterais.

O uso terapêutico é realizado através de uma mistura de Oxigênio medicinal (O2) com Ozônio (O3) em uma proporção de no máximo 5% de ozônio.

 

São muitos os efeitos benéficos da ozonioterapia

 

  • Características Antimicrobianas

A aplicação do ozônio é eficaz contra fungos, vírus e bactérias, sendo benéfico em qualquer caso de infecção, inclusive àquelas que não respondem a antibióticos. Qualquer desses micro-organismos é destruída pelo poder oxidativo do Ozônio, mesmo as superbactérias são destruídas instantaneamente.

  • Fortalecimento do Sistema Imunológico

Trabalha a nível de núcleo celular, fortalecendo todas as células do corpo, aumentando o metabolismo e promovendo a produção de células de defesa, como linfócitos e macrófagos, fortalecendo o sistema imunológico e auxiliando no combate a infecções e doenças.

  • Melhora a Circulação e o Oxigênio

O ozônio medicinal potencializa a oxigenação das células, aumentando a oxigenação e a disponibilização do oxigênio pela hemácia, auxiliando no bom funcionamento de tecidos e órgãos, sendo particularmente benéfico para lesões de hipoxia como câncer e diabetes ou em situações de circulação sanguínea insuficiente.

  • Redução de Inflamação e Dores

A terapia é eficiente no tratamento de dores nas articulações, músculos, nervos e ossos, oferecendo alívio e incentivando a qualidade de vida aos pacientes.

  • Promove uma Cicatrização mais rápida

O Ozônio interage com o Oxido Nítrico presente na parede dos vasos sanguíneos, criando micro vasos sanguíneos (angiogênese), além de impulsionar o metabolismo das células e aprimorar a oxigenação dos tecidos, acelerando a recuperação dos tecidos e a cura de feridas, lesões e infecções de pele.
 

  • Tratamento Alternativo

É uma excelente alternativa à medicação tradicional, o uso do Ozônio reduz a medicalização, tanto para anti-inflamatórios com para antibióticos e qualquer outra medicação, que trata mais os sinais e sintomas, sem aprofundar na melhoria da causa do problema. 

Umas das ações dessa biomolécula é que, quando entra em contato com o sangue e tecidos do corpo, o ozônio produz um estresse oxidativo controlado e promissor. Essa interação estimula o nosso corpo a aumentar as proteínas de resposta antioxidantes, produzindo moléculas com grandes efeitos benéficos, incluindo a proteção ao envelhecimento.

 

 


Como visto, a aplicação do ozônio medicinal é recomendada por suas propriedades antimicrobianas, moduladora da inflamação, moduladora do estresse oxidativo, além da melhora da oxigenação e a circulação periférica.

Doenças gerais controladas através da Ozonioterapia

​​​​​A aplicação da Ozonioterapia atualmente é reconhecida para o tratamento auxiliar de mais de 200 tipos de doenças diferentes, seja como tratamento principal ou complementar. Como por exemplo:

 

  • Infecções por Bactérias e Fungos
    Cuida de infecções persistentes, como a candidíase, úlceras de pressão e abscessos orais.
     

  • Complicações Vasculares e Diabetes
    Aprimora a circulação do sangue e ajuda na recuperação de lesões em pacientes com diabetes.

     

  • Problemas de Articulação e Músculos
    Diminui inflamações e desconfortos provocados pela artrose, hérnia de disco e fibromialgia.

     

  • Doenças Autoimunes
    Contribui para o equilíbrio do sistema imunológico em situações como artrite, reumatoide e lúpus.

Tratamento com Ozonioterapia na Odontologia

A Ozonoterapia possui usos importantes em toda a odontologia, como:

 

  • Cicatrização de ferimentos na boca
  • Aplicação na endodontia (tratamento canal)

  • Tratamento para cáries sem a necessidade de perfuração

  • Tratamento e prevenção de quadros inflamatórios e infecciosos na gengiva e boca

​​​

​​​Vias de aplicação da ozonioterapia 


A ozonioterapia pode ser aplicada de diversas formas no corpo, cada uma destinada a tratar diferentes condições médicas. Algumas das principais formas de aplicação são:

  • Ozonioterapia intravenosa: o ozônio é injetado diretamente na corrente sanguínea por via intravenosa. É frequentemente usada para melhorar a circulação, aumentar a oxigenação dos tecidos e fortalecer o sistema imunológico.
     

  • Ozonioterapia tópica: o ozônio é aplicado diretamente na pele, muitas vezes por meio de óleos. É geralmente utilizada para tratar problemas dermatológicos, feridas e infecções cutâneas.
     

  • Injeção localizada: o ozônio é injetado diretamente em um músculo ou articulação. Pode ser usada para tratar dor crônica, inflamações e lesões musculares.
     

  • Ozonioterapia por inalação: a mistura de ozônio e oxigênio é inalada. É utilizada para tratar doenças respiratórias.
     

  • Insuflação retal: o ozônio é introduzido no corpo através do reto. Essa técnica é utilizada para tratar doenças intestinais, infecções e condições relacionadas.
     

  • Insuflação vaginal: o ozônio é introduzido pela vagina. É empregada em casos de infecções ginecológicas e distúrbios do trato urinário.​​​​​​​​​

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

O número de sessões de ozonioterapia irá depender dos sintomas e das patologias. Muito importante para que os resultados da ozonioterapia sejam otimizados é uma boa hidratação e nutrição do paciente, pois o ozônio regula o stress oxidativo.

Vale ressaltar que a Ozonioterapia não substitui o tratamento convencional e não deve ser empregada como única opção de tratamento para qualquer enfermidade ou situação.

​​

Descubra os benefícios da Ozonioterapia para sua saúde.
Agende sua consulta. Será um prazer te ajudar no tratamento que você precisa.

Dr. Cesar Dantas Guimarães

Ozonioterapeuta (CRO-SC 2018) - Ozone Dental Group

Ozonioterapia.jpg
bottom of page