
Restaurações Biomiméticas
BPA free

A Odontologia Biomimética realiza restaurações que conservam ao máximo a estrutura do dente, recompondo as funções dos tecidos dentários perdidos, com melhores resultados biológicos e estéticos.
A Biomimética tem foco no dente e tem o objetivo de longevidade da estrutura dental e de retirá-lo de um caminho de fratura e extração.
A restauração realizada tem uma maior longevidade, já que utiliza máxima adesão, reduzindo o risco de infiltrações.
Ela é fundamentada em dois grandes grupos:
Protocolos de redução de estresse do dente remanescente
Na redução do estresse, alguns cuidados são:
-
Fotopolimerização da resina de excelência.
-
Trabalhar a hierarquia de adesão resina / dentina.
-
Remoção de trincas dentinárias em um raio de 2 mm da junção dentino-esmalte.
-
Diminuição do estresse residual mantendo a máxima força de ligação
-
Incorporação de fibras de reforço e dissipação da força mastigatória.
Protocolos de maximização de adesão da resina ao dente
Na maximização da adesão:
-
É feita uma zona livre de cárie de 2-3 mm circunferencialmente ao redor da cavidade (Zona de Selado Periférico).
-
Desativação das metaloproteinases da matriz.
-
Utilização de sistemas de adesão em dentina de dois ou três passos padrão ouro.
-
Uso do selamento imediato de dentina.
-
Elevação das margens da caixa proximal sub gengival.
Um ótimo selamento da restauração manterá função de longo prazo sem cáries recorrentes, sem fraturas dentárias ou necrose da polpa dentária.
Restaurações indiretas como inlay e onlay podem ser realizadas com resinas compostas, pois possuem módulo de elasticidade similar à dentina. Esta técnica está indicada em cavidades amplas de dentes posteriores vitais ou com tratamento endodôntico, sempre que houver necessidade de recobrir e reforçar cúspides, espaços interdentários grandes, difíceis de reconstruir de forma direta e realizar várias restaurações em um mesmo quadrante.
Para realizar essa técnica, há necessidade de isolamento absoluto do dente, com lençol de borracha. O isolamento permite a retirada da cárie com maior rigor, permite a avaliação de presença de trincas e a inativação destas, evita com que a saliva interfira na superfície de dentina que está sendo preparada para aderir-se à resina e protege os materiais da umidade e de outras interferências.
Para confecção da técnica, também é primordial o uso de adesivos internacionalmente comprovados, que garantam um selamento perfeito e duradouro, além de uma união máxima entre a resina e o dente, evitando infiltrações e fechando o ciclo restaurativo.
Ciclo que leva o dente de uma primeira restauração, à necrose e ao tratamento de canal e posteriormente à fratura e extração.
É um trabalho que requer tempo, dedicação e precisão.
No consultório, trabalhamos com essa técnica, dentro dos padrões estabelecidos para a realização do procedimento, que dura cerca de duas horas, para restaurar o dente e repor funcional e esteticamente o tecido dentário perdido.
Utilizamos resinas BPA-FREE, que não têm carga plástica e que não tem risco de intoxicação do organismo.
Agende sua consulta para restauração do seu dente nessa técnica que só trás benefícios, de forma profissional e eficiente.
.png)
