
Entenda o que é Odontologia Integrativa

A odontologia integrativa (ou odontologia biológica) é uma abordagem cada vez mais procurada. Isso porque a consulta vai além do atendimento odontológico convencional, com um olhar para a saúde do paciente em sua totalidade.
As práticas integrativas em odontologia são reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e representa uma linha de atuação importante.
Essa abordagem se concentra na saúde integral do paciente, levando em conta seu bem-estar emocional, psicológico e físico, e defende que esses aspectos precisam estar em harmonia.
O que é Odontologia Integrativa?
Para apresentar a vocês o conceito de dentista integrativo,
vamos começar com uma situação fictícia: imagine que você está lidando com um problema conhecido como bruxismo e, por causa disso, experimenta dores na cabeça, no pescoço, na face e também zumbidos nos ouvidos, resultado do ato de ranger os dentes durante a noite.
Em uma consulta convencional na odontologia, o profissional irá criar uma placa miorrelaxante, que é um tipo de dispositivo móvel, feito de acrílico ou silicone, utilizado para evitar o impacto e minimizar os danos causados pelo bruxismo. Com essa placa, você poderá notar uma redução significativa nos seus sintomas e retornará para casa satisfeito com a aparente "cura" do bruxismo.
Por outro lado, se você optar por ser atendido por um dentista integrativo, antes de fazer a placa que ameniza os sintomas do bruxismo, ele irá investigar qual é a verdadeira causa do seu problema. Isso será feito por meio de exames específicos com o intuito de identificar e tratar a origem do problema. Isso implica que seu bruxismo seria abordado de maneira duradoura, ao invés de apenas aliviar os sintomas momentaneamente.
Entendeu a distinção? Esta é a essência de um dentista integrativo: ao invés de focar somente nos sintomas ou em questões dentárias isoladas, ele analisa o paciente como um todo, considerando sua saúde global, hábitos de vida, alimentação, estado emocional, e outros aspectos que podem influenciar na saúde bucal.
O que significa ser um dentista biológico, integrativo ou holístico?
A diferença no atendimento pode ser sentida a partir da forma como o paciente é examinado. Isso porque, ao invés de se limitar aos problemas bucais, o especialista considera a saúde geral, bem como a rotina e estilo de vida de cada um.
Além disso, o protocolo de atendimento de um Dentista Biológico segue uma vertente completamente voltada para a saúde de forma natural e relembrando o poder de Autocura com o mínimo de produtos e intervenções invasivas à sua saúde. Veja:
-
Escolha de materiais não tóxicos
Para o tratamento os materiais de escolha são não tóxicos, materiais sempre biocompatíveis e seguros para o paciente e o meio ambiente.
-
Tratamentos menos invasivos
Soluções menos invasivas e mais conservadoras para tratar problemas dentários, com foco em preservar as estruturas dentárias naturais.
-
Integração de terapias complementares
Para potencializar os resultados dos tratamentos e acelerar a recuperação, são adicionados tratamentos como terapia neural, ozonioterapia, terapia com canabis medicinal, entre outras terapias complementares.
-
Resultados autossustentáveis
Ao tratar as causas raízes, desintoxicar, desinflamar e fortalecer o organismo do paciente antes das intervenções específicas dos problemas bucais apresentados; a abordagem integrativa tende a produzir resultados autossustentáveis.
-
Personalização dos tratamentos
Cada paciente é único. Por isso, os tratamentos são adaptados de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa.
-
Prevenção e contribuição para a saúde geral do paciente
Incentivo e orientação sobre hábitos saudáveis de higiene oral, dieta adequada e cuidados preventivos, além de tratar problemas orais que podem afetar outras partes do organismo e vice-versa.
Espero ter esclarecido um pouco das suas dúvidas. Mas se ainda sentir vontade de conversar sobre algo que está te trazendo desafios na sua saúde, agende agora mesmo uma consulta. Será um prazer te ajudar com o que você precisa.
